sábado, 20 de março de 2010

HISTÓRIA DO HAPKIDO
O Hapkido é uma arte marcial relativamente nova, mas com antigas raízes. É composta de técnicas suaves e duras, utilizando movimentos circulares, pontapés, socos, quedas, técnicas de desequilibrar o oponente, arremessar e redireccionar a energia em vantagem do praticante. Traçar a história do Hapkido não é uma tarefa fácil, pois há influências de Mestres e praticantes que tentam favorecer determinados estilos e ginásios, portanto tentamos mostrar a trajectória do Hapkido da forma mais imparcial possível.
O Grande Mestre Choi Young Sul, nasceu no ano 1904 em Chung Buk, uma província Coreana, e se tornou órfão muito jovem. Foi levado para o Japão por um homem que ganhava a vida a fazer doces, que o abandonou mais tarde. Choi transformou-se numa criança de rua que mendigava para sobreviver e frequentemente se envolvia em brigas com outras crianças. Então, aos sete anos de idade foi adoptado. Conta-se que Choi não foi adoptado como filho mas sim como servo, na verdade não havendo comprovativos sobre esses factos. Constam dois nomes nos registos do Mestre Choi.
O primeiro, YOSHIDA ASAO dado pela pessoa que o levou para o Japão. Posteriormente, foi registado como YOSHIDA TATUJUTU por SOKAKU TAKEDA (1860 - 1943), o 32º patriarca do Dayto – Ryu Aikijujutsu (clã japonês de Samurais). YOSHIDA (GM Choi) foi aluno de TAKEDA cerca de 30 anos, tendo como colega de treino Mestre MORIHEI UESHIBA, fundador do Aikido, daí a semelhança entre o Aikido e o Hapkido. Ao terminar a II Grande Guerra e após o fim da ocupação da Coreia pelos japoneses, Yoshida (GM Choi) retornou à Coreia, no Inverno de 1945, logo depois da morte de Sokaku Takeda, onde voltou a usar novamente o nome de CHOI YOUNG SOOL. No caminho de volta para casa em Chung – Buk, GM Choi perdeu a sua mala que continha algum dinheiro e os certificados que tinha recebido do Mestre Takeda.
Novamente sem dinheiro, GM Choi foi forçado a ganhar a vida nas ruas, mas agora tinha uma família para sustentar. Após um ano vendendo bolos de arroz, ele conseguiu dinheiro suficiente para comprar alguns porcos, os quais alimentava com restos de grãos adquiridos de uma cervejaria, a Suh Brewery Company. Num belo dia durante uma das visitas matinais à cervejaria, um grupo de homens tentou roubar o seu lugar na fila de distribuição de grãos. Quando esses homens o tentaram agredir, ele tomou uma postura de defesa muito estranha. Quem o rodeava ficou sem coragem para reagir, não tendo havido então qualquer briga. Grande Mestre SUH BOK SUP, proprietário da cervejaria, testemunhou o acontecimento e mandou seu servo chamar GM Choi ao seu escritório. GM Suh era cinturão negro de Judo e ficou muito surpreso com o que acabava de assistir, perguntando a GM Choi que estilo treinava. GM Choi respondeu que tinha treinado no Japão e que a arte se chamava YAMARA. GM Suh pediu-lhe então que lhe ensinasse essa estranha arte marcial que tinha presenciado. A primeira reacção de GM Choi foi recusar o ensino. Mas depois com o receio de perder a sua cota de grão, e GM Suh oferecendo-lhe também grãos e dinheiro, acabou por aceitar o convite. Assim, passou a treinar no seu Dojang (Ginásio) privado nos escritórios da cervejaria e ensinando outros alunos.
GM Choi de início chamou sua arte de YAWARA (pronuncia coreana para Jiu Jitsu) e começou a alterar a arte que tinha aprendido com o Mestre Takeda, adicionando técnicas de pontapés baixos e armas. Durante a sua vida alterou o nome da sua arte várias vezes. Entre outros nomes ele usou: YU SUL (Arte Suave), YU KWON SUL (Arte das mãos suaves). Mais tarde seu 1º aluno GM SUH BOK SUP alterou o nome para HAPKIYUKWONSUL e depois para HAPKIYUSUL. Assim GM Suh e GM Choi continuaram a treinar juntos e a fazerem demonstrações pela Coreia durante vários anos. Em 1951, GM Suh e GM Choi abriram um ginásio fora da cervejaria ao qual deram o nome de “Yu Kwon Sul Hap Ki Dojang”. Um dos estudantes graduados de Choi, Grande Mestre JI HAN JAE, alterou o sistema aprendido com o seu Mestre, colocando pontapés a nível médio, alto e com salto, dando-lhe o nome de HAPKIDO. Entretanto, o próprio GM Ji Han Jae passou o nome de HAPKIDO a seu GM Choi Young Sul ( 1904 – 1986 ) por respeito a ele. GM Ji Han Jae foi o maior divulgador do Hapkido, principalmente no ocidente, quando levou o Hapkido para o cinema e ao actuar com o lendário BRUCE LEE no filme Jogo da Morte .
Certamente, o Hapkido não seria o que é hoje sem ele. GM JI Han Jae, nasceu em Andong, Coreia do Sul, em 1936. Aos três anos de idade, sua família fugiu da Coreia, que tinha sido ocupada pelo Japão, e foram para a China. Em 1949, após a guerra, a família de GM Ji retornou à Coreia. Aos 13 anos, GM Ji mudou-se de An Dong para Taeguk para estudar, e aí começa a treinar a tempo inteiro com GM Choi. O nome que naquela altura GM Choi dava ao seu estilo era “Yu Kwon Sul”. GM Ji han Jae continua com GM Choi até 1956, ano em que termina seus estudos e regressa a An Dong, sua terra natal, tinha nessa altura 18 anos. Foi quando começou a treinar sob a orientação de um monge de nome Lee Do Sa, que lhe ensinou técnicas de armas, Tae kyon (arte marcial coreana que dava grande importância aos pontapés), Jang bong (bastão longo), Dang bong ( bastão curto) e meditação.
Uma Monja ensinou-lhe durante cinco anos técnicas mentais. Em 1957, GM Ji decide tentar a sorte, e muda-se para Seul (capital da Coreia do Sul), onde abre seu primeiro Dojang (ginásio). Em 1962 a esposa do presidente da Coreia (General Park) foi assassinada, e o presidente temendo pela vida reforça a sua segurança. O ginásio de GM Ji era muito conhecido pelas técnicas letais que ensinava. GM Ji é requerido para uma demonstração pelo concelho superior militar, e imediatamente contratado pelo governo coreano, sendo instituído instrutor chefe da guarda pessoal do Presidente da Coreia (General Park Chung Hee), ficando a seu cargo o treino dos 300 guarda -costas que compunham a sua guarda. Em 1963 GM Ji Han Jae e GM Choi Young Sool, formaram a “Korea Kido Association”, a mais antiga e prestigiada Associação de Artes Marciais Coreanas, reconhecida pelo governo. Conta com mais de 1200 escolas filiadas e é presidida actualmente pelo Grande Mestre IN SUN SEO, que foi também aluno do GM Choi. A Kido não é uma Associação específica de Hapkido. Estão filiadas a ela 33 artes marciais coreanas diferentes, incluindo o HOSHINKIDO.
O Hapkido treinado e filiado na Kido é o mesmo das escolas tradicionais. Na época em que foi criado o Hapkido descobriram num livro japonês que os caracteres que escreviam o Hapkido eram os mesmos para o Aikido, Arte Marcial japonesa semelhante ao Hapkido e poderiam criar confusão. Mas a tentativa de mudar o nome de Hapkido para Kido não teve êxito e o nome de Kido prevaleceu apenas como nome da Federação e não como um novo nome para o Hapkido. O significado de “Hapkido” pode-se traduzir à palavra da seguinte forma: HAP = Harmonia; KI= Energia interior; DO = Caminho Espiritual.
O Hapkido é uma Arte Marcial de defesa pessoal coreana, surgindo da junção de Artes Marciais Japonesas e Coreanas. Daí se explica a sua variedade de pontapés baixos à altura da canela até pontapés aéreos, projecções, luxações, varrimentos, imobilizações e luta no solo. O Hapkido possui também inúmeras armas, variando desde bastões diversos até espadas como a Katana japonesa. Uma arma muito utilizada é a bengala. Na actualidade existem muitas organizações de Hapkido. Com o afastamento gradual do GM Choi do comando do Hapkido e sua posterior morte, seus principais alunos começaram a desenvolver estilos próprios, mas tendo como base os ensinamentos do GM Choi e enfatizando determinados princípios e conceitos pessoais. O estilo praticado pelo autor deste texto Mestre Filipe Silva, é o HOSHINKIDO HAPKIDO, foi fundado pelo Grande Mestre Serge Baubil. È um estilo directo, real e prático, preservando todos os aspectos da cultura tradicional coreana.
Fonte: Site da Academia Tigre Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário