quinta-feira, 11 de março de 2010


DICIONÁRIO DO BOXE
(Fonte: Federação Riograndense de Pugilismo)

Devido à sua origem, a terminologia do boxe é quase toda em inglês e isso tende a dificultar seu correto emprego pelos praticantes e aficionados de língua portuguêsa. Há também muita confusão e deturpações da terminologia do boxe causadas pelo despreparo do pessoal que atua como comentaristas de lutas nos meios de comunicação. Além disso, não podemos deixar de levar em conta que é extremamente comum, provavelmente por outra má influência desses meios, se ver o emprego de termos exclusivos do boxe profissional, tais como knockout técnico, em lutas de amadores. Tendo isso em vista, no material que se segue, procuraremos ajudar a erradicar essas deficiências explicando a origem e significado dos principais termos do boxe.



BOXE

A palavra "boxe" foi formada a partir do verbo inglês "to box". O significado original era "bater", mas, lá pelo ano 1 500 dC, passou a denotar "bater com os punhos" e seu atual uso substantivado significa "luta com os punhos, principalmente em prática desportiva". É de se chamar a atenção para o fato que, ao contrário do que muitos brasileiros acham, nos países de língua inglêsa o boxe não é chamado de boxe e nem de box, mas de boxing.


PUGILISMO

Em latim, a palavra "pugillus" indica o punho fechado, em forma de soco. A partir disso, foi criada a palavra PUGILLATUS, que traduzimos como pugilato, para indicar o antigo boxe romano. Assim que:
PUGILISMO: rigorosamente falando, é o antigo boxe romano;nos tempos atuais, na prática, o termo pugilismo indica qualquer luta onde se usa principalmente os punhos, como o boxe inglês, o boxe francês (savate), o boxe grego (pugmachia), o antigo boxe italiano, o boxe tailandês (muay thai), o boxe chinês (shao lin wushu), etc.Os especialistas na História do Boxe são mais radicais: usam a palavra boxe apenas quando se referem ao boxe inglês praticado a partir das Regras de Broughton ( criadas em 1743 ) e usam a palavra pugilismo para denotar qualquer "boxe" anterior a esse período.
PUGILISTA: rigorosamente falando, indica o praticante do boxe romano;nos tempos atuais, na prática, o termo indica o praticante de qualquer luta onde se usa principalmente os punhos. A partir desses termos foram criados vários outros que refletem características da luta ou qualidades dos lutadores de boxe, como: PUGNA ( para indicar uma disputa, uma altercação ), PUGNACIDADE ( para indicar alta combatividade e determinação de uma pessoa ), etc.

SPARRING

Originalmente, "sparring" era a palavra inglesa que referia-se ao ataque do galo usando seus esporões. Como o boxe adotou várias práticas e termos das rinhas, ficou a tradição de usarmos o verbo "spar", ou seu gerúndio "sparring", quando lutamos mais com sentido de treino, exibição ou mesmo puro divertimento, e usamos o verbo "boxear" quando lutamos pra valer. No Brasil, prefere-se usar a expressão "fazer luvas" como sinônimo do verbo sparring. Desse velho costume, se originou o substantivo sparring para denominar um colega que tenha estilo semelhante ao do nosso próximo adversário e que se dispõe a ajudar nosso preparo fazendo lutas de treinamento ( "luvas" ) conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário