segunda-feira, 22 de março de 2010


HAPKIDO



História e Filosofia

Hapkido é uma eclética arte marcial coreana, desenvolvida nos anos 30 por Choi Yong Sul com base nas tradicionais artes marciais coreanas e no aikijutsu japonês.
Durante a ocupação japonesa da Coreia no início de 1900, Choi foi obrigado a trabalhar no Japão como empregado da casa de Takeda Sokaku, o patriarca e mestre de aikijutsu. No mesmo período, o fundador do aikido, Ueshiba Morihei, também estudou com Takeda.
As técnias de hapkido de Choi combinam golpes e chutes com técnicas de luta corpo-a-corpo, como derrubar o oponente. Seu discípulo, Ji Han Jae, também incorporou muitas técnicas coreanas tradicionais do taekyon e do hwarangdo, e ambos fazem parte da base do tae kwon do. O sistema de Ji, mais tarde, foi oficialmente denomiando hapkido por volta de 1960.
Existem três princípios básicos no hapkido: hwa (não-resistência), won (movimento circular) e yu (o princípio da água). Hwa se refere a estar relaxado e usar a força do oponente contra ele. Won é o conceito de ganhar força e energia em um movimento circular; e yu desenvolve a força e a energia a partir do fluxo e refluxo da água.
Treinamento de Hapkido
O treinamento de hapkido é vigoroso e exigente. Uma típica sessão de treinamento inclui prática técnica, exercícios no chão, prática solitária, pugilato e exercícios para desenvolver a energia interna. Isso inclui golpes suaves ou fortes, e técnicas de imobilização derivadas do aikijutsu. O treinamento acontece em um “dojang“.
O hapkido se tornou uma das artes marciais mais populares do mundo. Normalmente, é praticada por forças policiais ou militares como parte de seu treinamento de auto-defesa, e os estudantes de tae kwon freqüentemente aprendem hapkido para complementar seu currículo. Os instrutores de tae kwon normalmente são graduados também em hapkido.


FONTE: Discovery Channel


Nenhum comentário:

Postar um comentário