quinta-feira, 1 de abril de 2010



TAEKWONDO STF - O ESTILO SONGAHN


Songahm quer dizer "Templo ao Pinheiro". O pinheiro tem tronco e raiz que cresce proporcionalmente um ao outro. Também no ser humano a evolução física deve corresponder à evolução mental e filosófica. O objetivo, em uma só palavra, é o equilibrio. O símbolo do Pinheiro possui duas características:

Primeiro: O Pinheiro na cultura coreana representa a longevidade, o equilíbrio, a harmonia. É uma árvore que se mantém sempre verde o ano inteiro, uma imutável lealdade humana.

Segundo: A Rocha representa a mais firme das fundações, o caminho.

Nada pode ser dito a respeito do Songahm Taekwondo sem que se comente a história da Associação Americana de Taekwondo (ATA) e de seu presidente e fundador, Grão Mestre Haeng Ung Lee.

A Associação Americana de Taekwondo (ATA) foi fundada em 1969 em Omaha, Nebraska (EUA), pelo então Mestre Haeng Ung Lee. O Grão Mestre Haeng Ung Lee, nasceu na Manchuria, China, no dia 20 de julho de 1937, após a Segunda Guerra Mundial, a família se mudou para a Coréia. Começando praticar artes marciais em 1953, ele recebeu o primeiro DAN em 1954. Ele se formou de escola secundária e entrou no Exército coreano como um treinador de Taekwondo para tropas especiais em 1956. Ele se aposentou do exército três anos depois para abrir uma escola de Taekwondo na Base da Força Aérea - Osan.

Com o passar dos anos Mestre Lee foi ensinar Taekwondo nos Estados Unidos e estabeleceu um núcleo da American Taekwondo Association ( ATA ) fundada em 1969 em Omaha, Nebraska.

A ATA cresceu rapidamente pelo país e foi necessário expandir-se internacionalmente. Então, o Grão Mestre criou padrões didáticos para garantir um bom ensino. Realizaram-se torneios fechados e rigorosos treinos em acampamentos. Quando formaram os primeiros Instrutores Certificados em Little Rock, a maior organização mundial em termos de arte marcial, Mestre Lee introduziu o Sistema Songahm de Taekwondo.

A Songahm Taekwondo Federation (STF) foi se expandindo até que em 1980 chegou a América do Sul presidida pelo Mestre 6º Dan Cesar Ozuna.

Em 1959, abriu sua primeira academia em Osan depois de deixar a Inteligência Militar. Após isto, o Grão Mestre Lee começa a abrir várias pequenas academias, inclusive uma na Base Aérea dos Estados Unidos, onde o Mestre Richard Reed passou a treinar com o Grão Mestre, e onde os dois forjaram uma amizade que resultou na criação da ATA.

Quando Reed voltou aos EUA em 1962, o Grand Mestre se juntou a ele como "um visitante", e começou a ensinar Taekwondo em Omaha. Grão Mestre Lee tinha que retornar à Coréia em dezembro (1963) enquanto aguardava seu visto permanente nos EUA, mas retornou aos EUA em 1965 e começou a organizar uma associação nacional de Taekwondo que seria baseada em artes marciais e mais algumas práticas comerciais.

Enquanto sua organização crescia de uma organização regional para uma nacional - e finalmente internacional - , a ATA começou a criar padrões para garantir um bom ensino. A ATA realizou torneios fechados - você tinha que ser um membro para competir, os intrutores tinham que passar por um rigoroso período de treino fechado para que pudessem se tornar intrutores certificados, e a única maneira de se tornar um instrutor certificado era ir até Little Rock por uma semana em agosto e participar do Campo de Instrutores Trainees onde realizavam-se rígidos exames físicos e de escrita. Cada uniforme dos alunos era branco ( sem tiras e sem estrelas), e todas as escritas e símbolos ( inicialmente apenas o símbolo da ATA e de sua academia) no uniforme teriam que ser iguais em toda sua organização. Mas a história da ATA tomou um rumo único em 1983, quando no Campo de Instrutores Certificados em Little Rock, o Grão Mestre Lee introduziu o Sistema Songahm de Taekwondo.

O Sistema Songahm representa o resultado de anos de estudo por parte do Grão Mestre Lee. A ATA tinha usado as fórmulas do Chang Hun Taekwondo desde 1969 -- e as fórmulas "pinan" antes disto -- mas o Grão Mestre Lee notou alguma coisa faltando nestas fórmulas.

"Até então, eu pensava que não haviam verdadeiras fórmulas no Taekwondo. O Taekwondo é formado pela união dos socos e dos chutes. Chutar está até em seu nome. Mas, para iniciantes, não havia fórmula no Taekwondo que tivesse chutes." Revista Inside Karate (Abril, 1986) Pág 14
Com o auxílio de seus intrutores mais graduados incluindo Robert Allemier, Bill Clark, In Ho Lee e Jee Ho Lee, o Grão Mestre desenvolveu um sistema unificado de ensino em que, pela primeira vez, os faixa-brancas aprendiam chutes em suas fórmulas e o sparring sem contato foi integrado às fórmulas para aumentar o desenvolvimento do aluno estabelecendo assim um sistema mais lógico para os iniciantes. Mas muito mais do que isto, todo o sistema Songahm funciona unido com equilíbrio e harmonia, refletindo a essência desta arte marcial.

Por exemplo, a "Estrela da Songahm" é formada se todas as 18 fórmulas do sistema Songahm são executadas. Em uma Estrela da Songahm, a distância do ponto central da estrela até seu ponto superior é de 9 pés ( onde pés significa o comprimento do pé do aluno). A distância total do ponto superior até o ponto inferior é igual a 18 pés, representando o número de fórmulas do sistema Songahm. Na primeira fórmula Songahm, Songahm Il-jahng, existem 18 movimentos formados por 9 técnicas, sendo cada uma delas executadas com ambos os braços e pernas.

Com sete países e mais de 120 escolas, um torneio internacional anual em Foz do Iguaçu, Brasil que é anfitrião de mais de mil competidores de ATA e da STF, e um Acampamento de Certificação para Instrutores anual, o STF é certamente uma história de sucesso para o crescimento de Songahm Taekwondo ao redor do mundo.


FONTE: Bang.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário