quarta-feira, 31 de março de 2010



Dana censura tatuagem:O UFC censurou uma tatuagem do inglês Dan Hardy. Motivo: cagaço de se queimar com os chineses. Segundo Dana White, ele não sabe o significado os dizeres “Om mani padme hum” desenhados no peito de Hardy. E que pode ser algo ofensivo à China (mercado Visado pelo UFC). Por isso preferiu censurar um pôster do UFC 111 onde a tatugame aparecia.Porém, basta uma pesquisa o google para saber que “Om mani padme hum” é apenas um mantra budista tibetano que inspira a paz. Todos sabem que os chinas não se dão bem com os tibetanos, que exigem independência. Portanto, Dana White amarelou e ainda apoiou um regime totalitário enquanto o presidente americano Barack Obama recebia Dalai Lama (líder espiritual dos budistas) na Casa Branca. Mais uma gafe de Dan.
FONTE: Por Guga Noblat - Terra Magazine-Blogs

terça-feira, 30 de março de 2010






JIU JITSU





Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se.

A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam.

Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, foi um deles. Depois de viajar com sua trupe lutando em vários países da Europa e das Américas, chegou ao Brasil em 1915 e se fixou em Belém do Pará, no ano seguinte, onde conheceu Gastão Gracie. Pai de oito filhos, cinco homens e três mulheres, Gastão tornou-se um entusiasta do jiu-jitsu e levou o mais velho, Carlos, para aprender a luta com o japonês.

Franzino por natureza, aos 15 anos, Carlos Gracie encontrou no jiu-jitsu um meio de realização pessoal. Aos 19, se transferiu para o Rio de Janeiro com a família e adotou a profissão de lutador e professor dessa arte marcial. Viajou para Belo Horizonte e depois para São Paulo, ministrando aulas e vencendo adversários bem mais fortes fisicamente. Em 1925, voltou ao Rio e abriu a primeira Academia Gracie de Jiu-Jitsu. Convidou seus irmãos Oswaldo e Gastão para assessorá-lo e assumiu a criação dos menores George, com 14 anos, e Hélio,com 12.

Desde então, Carlos passou a transmitir seus conhecimentos aos irmãos, adequando e aperfeiçoando a técnica à compleição física franzina característica de sua família.

Também transmitiu-lhes sua filosofia de vida e conceitos de alimentação natural, sendo um pioneiro na criação de uma dieta especial para atletas, a Dieta Gracie, transformando o jiu-jitsu em sinônimo de saúde.

De posse de uma eficiente técnica de defesa pessoal, Carlos Gracie viu no jiu-jitsu um meio para se tornar um homem mais tolerante, respeitoso e autoconfiante. Imbuído de provar a superioridade do jiu-jitsu e formar uma tradição familiar, Carlos Gracie lançou desafios aos grandes lutadores da época e passou a gerenciar a carreira dos irmãos.

Enfrentando adversários 20, 30 quilos mais pesados, os Gracie logo adquiriram fama e notoriedade nacional. Atraídos pelo novo mercado que se abriu em torno do jiu-jitsu, muitos japoneses vieram para o Rio, porém, nenhum deles formou uma escola tão sólida quanto a da Academia Gracie, pois o jiu-jitsu que praticavam privilegiava as quedas e o dos Gracie, o aprimoramento da luta no chão e os golpes de finalização.

Ao modificar as regras internacionais do jiu-jitsu japonês nas lutas que ele e os irmãos realizavam, Carlos Gracie iniciou o primeiro caso de mudança de nacionalidade de uma luta, ou esporte, na história esportiva mundial. Anos depois, a arte marcial japonesa passou a ser denominada de jiu-jitsu brasileiro, sendo exportada para o mundo todo, inclusive para o Japão.

segunda-feira, 29 de março de 2010

GINA CARANO

Ela é uma fera do MMA e vale o registro!!

QUEM É GINA CARANO?

LAS VEGAS - Gina Carano vive em uma região onde todas as casas são parecidas. Como companhia, ela aguenta dois pitbulls e um bandido condenado. Ela não frequenta boates, mantém poucas amizades e dirige um Impala fedido. Ela nunca terminou a faculdade. Ela nunca ouviu falar de Chuck Berry. Em conversas, ela assume que você nunca ouviu falar dela.

Ainda que a austeridade seja frequente na vida de jovens lutadores, Carano conquistou uma fama que inspira editoriais de revista, concursos de popularidade online e até mesmo rumores maldosos sobre um vídeo de sexo. Aos 27 anos, ela se tornou a face do vale-tudo para mulheres, lutando para chegar à respeitabilidade em um esporte dominado por homens que ainda não foi aceito pelo grande cenário esportivo.

"Eu acho que qualquer pessoa teria perdido a cabeça muito tempo atrás, especialmente alguém que não gosta de estar sob os holofotes", disse Kevin Ross, amigo que apresentou Carano aos esportes de combate. "Ela é uma pessoa muito reservada".

Com uma carreira construída com uma participação em um reality show e uma passagem pelo programa "American Gladiators", Carano se tornou uma figura símbolo em um momento importante para seu esporte, retratada como parte sufragista, parte cobaia, parte estratagema de marketing e parte celebridade.

Dentro da gaiola onde as concorrentes misturam técnicas como kickboxing, luta livre e jiu-jitsu de maneira proibida em Nova York por sua brutalidade, Carano demonstra disciplina, resistência e golpes poderosos. Os promotores a chamam de Conviction (Convicção, em tradução literal).

No ano passado, durante as eliminatórias da primeira transmissão de um evento de vale-tudo no horário nobre da televisão, ela superou lutadores masculinos cujos golpes pareciam exagerados, anticlimáticos e possivelmente até mesmo ensaiados.

Por causa daquela performance, ela foi recrutada para participar de um programa da rede Showtime no dia 15 de agosto, com lutadores masculinos na eliminatória. Em materiais de publicidade que fazem referência a sua beleza, os promotores não prometem nada menos do que "uma das lutas mais esperadas de todos os tempos".

No Pavilhão da HP em San José, Califórnia, Carano (7 -0) enfrentará Cristiane Santos, do Brasil (7 -1), que é conhecida como Ciborgue e cujas habilidades de agarramento são conhecidas por um agressivo talento de improvisação. Em um vídeo publicado online, Santos demonstrou seu enforcamento em um entrevistador que foi surpreendido ou é um ótimo ator. Por cinco rounds de luta na gaiola, Carano e Santos dividirão um cachê de US$ 200 mil. A vencedora ganhará o título da nova categoria para mulheres de 145 libras (cerca de 70 kg).

A principal liga de vale-tudo, conhecida como Ultimate Fighting Championship, não se interessou na luta. Seu presidente, Dana White, interrompeu negociações com Carano depois de concluir que poucos talentos foram desenvolvidos para que haja interesse em uma divisão feminina, de acordo com um porta-voz.

Isso abriu espaço para uma nova série, intitulada Strikeforce, que promove a luta como parte de seu esforço em ganhar algum poder no crescente mercado de vale-tudo. Com graus variados de sucesso, outras ligas buscam se destacar como a Central e a Hispânica. A Strikeforce aposta nas mulheres.

“Eu acho que elas são capazes de entreter de maneira entusiasmante e competitiva", disse Mike Afromowitz, porta-voz da Strikeforce. “É isto que precisamos e é isto que as lutas precisam para que as mulheres conquistem mais espaço na gaiola".

Lutar por quê?

Em uma entrevista em um restaurante perto de sua casa, Carano relembra a curiosidade de uma educação religiosa rígida em Las Vegas. Ela foi colocada em uma escola particular não longe da região onde boates oferecem strip-tease. Dia das Bruxas era proibido. Sua família chegou a abandonar o cinema onde foi assistir "Forrest Gump" por causa da linguagem pecadora do filme. Suas irmãs pareciam tão facilmente magras e bonitas, até que o mais velho arrastou a família por uma via crucis das drogas.

Matriculada em psicologia na Universidade de Nevada, Carano tinha 15 kg a mais do que o considerado necessário, nenhum rumo, estava quase perdida para as bebidas e por paquerar o namorado de outras meninas quando um amigo instrutor de muay thai resolve dizer que sua vida estava uma bagunça. Assim, a igreja da redenção esportiva ganhou outra alma perdida.

"Eu só respondo a Deus, às vezes minha família, às vezes não, e luto", disse Carano. "Nenhum relacionamento, nenhum namorado, nenhuma amiga, só isso me mantém concentrada".

Com o tempo, ela viajou o mundo fazendo lutas na Tailândia e acalmando parentes preocupados. Depois de um tempo ela começou a ganhar dinheiro. E em seguida ela desenvolveu um senso de missão.

"Eu quero que seja mais fácil para que outras mulheres entrem em uma academia para lutar, porque isso mudou minha vida", ela disse.

"Eu moro em Las Vegas onde é difícil conhecer um cavalheiro que não pense que você faz strip-tease ou é um pedaço de carne. Eu gosto do treinamento e do estilo de vida. Eu consigo acordar e me concentrar em mim mesma e em ser melhor. Todo o drama some quando você tem que pensar em alguém lhe dando um soco ou arrancando sua cabeça".

domingo, 28 de março de 2010





28/03/2010 - 11h50


Do UOL Esporte
Em São Paulo


No boxe, Brasil é liderado por mulheres e tem 4 ouros no Sul-Americano

O boxe brasileiro encerrou na noite de sábado uma boa participação nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, com um total de 11 medalhas, sendo quatro delas de ouro. Além dos campeões, sendo um no masculino e três no feminino, o país teve duas pratas e cinco bronzes.

O paraense Myke Carvalho foi um dos vencedores, superando na decisão o colombiano Miguel Escandon por 11 a 4 em Medellín.

"Esse resultado não significa somente um título, mas sim uma vida de batalha e dedicação ao boxe. Estou neste esporte desde os 10 anos e integro a seleção há oito anos. Pretendo conseguir uma medalha olímpica e encerrar minha carreira", disse ele.

A delegação feminina brasileira saiu da competição com um aproveitamento de 100%, com as vitórias de Erica Matos, Adriana Araújo e Andreia Bandeira.

O boxe feminino foi integrado às Olimpíadas e fará sua estreia nos Jogos de Londres, em 2012.

Confira as medalhas:

Ouro
64 kg - Myke Carvalho
51 kg - Erica Matos
60 kg - Adriana Araújo
75 kg - Andreia Bandeira

Prata
51 kg - Juliao Neto
60 kg - Everton Lopes

Bronze
69 kg - Esquiva Florentino
75 kg - Yamaguchi Florentino
81 kg - Washington Silva
91 kg - Rafael Lima
+91 kg- Marcelo Cruz

...NOTÍCIAS


Momo Koseki acerta o rosto da sul-coreana Shin Gun-Joo; japonesa venceu a disputa por título mundial

FONTE: uol esporte - às 12:40 - em 27/03/2010
KICKBOXING

O esporte surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, quando os caratecas tradicionais estavam cansados das competições que não permitiam um contato pleno, e começaram a adaptar protetores de pé e mão para que os contatos fossem permitidos, só que com pouco risco de lesão.

A modalidade competitiva que recebeu o nome de “Karatê Full Contact” (Karatê de Contato Total), com o passar dos tempos, fez com que estes mesmos atletas começassem a entender que aquela modalidade era um outro tipo de luta, que não tinha nada a ver com o “Karatê de Competição”. Recebeu então o nome de “Full Contact”, que traduzia muito mais o espírito deste novo esporte.

A WAKO (World Association of Kick Boxing Organization) – www.wakoweb.com fundada em 1971, é a maior sigla mundial deste esporte. Sediada em mais de 105 paises espalhados pelos 05 continentes, possui sede financeira e administrativa em Milão (ITA), tendo como presidente o Dr. Ennio Falsoni.

Em 1974, foi realizado o 1º Campeonato Mundial Amador, em Atlantic City (USA), e aí sim o esporte começou a tomar seu rumo mundial.

Dominique Valera, um dos maiores nomes do Karatê Mundial de todos os tempos, com mais de mil vitórias e vários títulos europeus e mundiais, começou a treinar a modalidade nos Estados Unidos com Bill Wallace e Jeff Smith. No seu retorno à Europa, reestruturou o esporte, chamando-o de Kick Boxing, isto é: chutar boxeando, tornando-o como é hoje, dividido em seis modalidades, a saber:

Musical Forms: A mais bela modalidade do KickBoxing, considerada a Ginástica Olímpica Marcial. Os atletas coreografam movimentos tradicionais das artes marciais com a música utilizando-se de armas ou não.

Semi Contact: Pode ser definido como um combate de técnicas controladas e paradas, sendo os golpes definidos ponto a ponto.

Light Contact: É um combate de técnicas controladas e contínuas, onde os atletas visam tocar o maior número de vezes seu oponente, com a máxima velocidade e o mínimo de potência. Não é válido nocaute.

Full Contact: Nesta modalidade, os atletas podem utilizar técnicas de mão do boxe tradicional e todos os tipos de chutes, que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e cabeça.

Low Kicks: Possui as mesmas definições de técnicas do Full Contact, acrescido com chutes que atinjam as pernas do adversário, interna e externamente obedecendo à linha do joelho para cima.

K1 Rules: Modalidade de contato pleno que permite todas as técnicas do KBFC e do KBLK, agregando alguns golpes particulares à modalidade, tais como: atacar com chutes as pernas e articulações da mesma lateralmente, giratória baixa de calcanhar, esporão, projeção com a guarda, joelhada e soco giratório.

A WAKO participou dos Jogos Africanos e dos Jogos Asiáticos Indoor em 2007 e já tem a participação confirmada nos Jogos Mediterrâneos Indoor em 2009, dando com isto passos largos vistas ao reconhecimento Olímpico do esporte KickBoxing.

A WAKO é a única sigla mundial reconhecida pelo AIGSF (General Association International Sports Federation - www.agfisonline.com) e com isto detém status de desenvolver, divulgar e fiscalizar a prática do KickBoxing em todo o planeta.


FONTE: CBKB www.cbkb.com.br

sábado, 27 de março de 2010


AS MULHERES NO VALE TUDO O vale-tudo deixou de ser um esporte tipicamente masculino. Nos últimos cinco anos, mestres na arte marcial que reúne técnicas e regras de várias lutas têm acompanhado o aumento do interesse feminino pelo esporte. Estimativas de quem está no ramo há décadas dão conta de que o número de mulheres que querem praticar a luta dobrou entre 2004 e 2009. Atletas e treinadores chegam a falar em três a quatro vezes mais interessadas. Mas o preconceito continua. As atletas recebem bonificações inferiores às dos homens por disputa e sofrem para encontrar campeonatos nacionais abertos aos combates. "E olha que as nossas lutas dão muita audiência", lembra a capixaba Carina Damm, 30 anos, considerada uma das melhores do mundo na atualidade. Apesar das dificuldades, o cenário está melhorando para as lutadoras brasileiras. Nos Estados Unidos e no Japão, onde o esporte está mais desenvolvido, as disputas entre mulheres são transmitidas em TV aberta e atraem audiências que superam o boxe. "Há três anos era quase impossível encontrar outra parceira para lutar", lembra Carina. "Agora até no Espírito Santo já são muitas meninas treinando", afirma ela, que venceu 11 das 14 disputas nacionais e internacionais das quais participou. Para se tornar um atleta de valetudo, é necessário passar antes pelos níveis mais altos de esportes, como jiu-jítsu, muay thai, capoeira, boxe e wrestling, este último usado basicamente para derrubar o oponente e levar a luta para o chão. O nome do esporte em inglês é esclarecedor: MMA, sigla para Mixed Martial Arts, ou Mistura de Artes Marciais. Como se o esforço para treinar tantas técnicas já não fosse suficiente, a mulher ainda precisa lidar com a reprovação de alguns. "Um promotor de combates riu de mim quando eu disse que queria lutar", lembra Carina. O organizador teria dito que ela se sairia melhor como garota da placa, anunciando novos rounds. A censura também pode vir da família. Priscila Hamada, 24 anos, encontrou resistência da mãe e da avó quando decidiu largar a recém-iniciada carreira de administradora de empresas em São Carlos, interior de São Paulo, para vir para a capital se dedicar ao vale-tudo. "Elas tinham medo que eu me machucasse", justifica. É uma preocupação razoável. Tradicionalmente, uma luta começa com as atletas de pé, com socos, chutes e cotoveladas - golpes treinados pelo boxe, muay thai e capoeira. Se nenhuma das duas cair, o combate evolui para o contato físico mais próximo, em que o wrestling entra como meio de derrubar a oponente. Uma vez no chão, recorre-se ao jiu-jítsu. "Quase todo dia estou com olho roxo", conta Ana Maria Soares, 30 anos, conhecida como "Índia" por trançar os cabelos para as lutas. "Uma vez um senhor me abordou no elevador e perguntou: 'Minha filha, você já ouviu falar da Lei Maria da Penha?", conta a baiana, entre risadas, sobre a lei de 2006 que aumentou a pena para os agressores de mulheres. "Mas lidar com a desconfiança dos outros faz parte do trabalho." Segundo Rudimar Fedrigo, há 30 anos treinador da academia curitibana Chute Boxe, as brasileiras do valetudo estão cada vez mais profissionais. E as vitórias no Exterior são prova disso. O marco mais recente foi a conquista de Cristiane Santos, conhecida como Cris Cyborg, no sábado 11. Em três rounds pelo campeonato Strikeforce, nos Estados Unidos, Cris venceu por nocaute técnico. "Ela saiu consagrada de um ginásio com mais de 20 mil espectadores", conta Fedrigo, técnico dela. Agora, a atleta se prepara para um embate, em agosto, com a americana Gina Carano, considerada a melhor do mundo. É em exemplos como os de Cris e Ana Maria "Índia", além dos ídolos homens, que atletas como a iniciante Luísa da Costa, da equipe Checkmat, se espelha. Lutadora de jiu-jítsu, ela treina para chegar à faixa preta e começar a transição para o vale-tudo. Carioca, 20 anos, Luísa se mudou para São Paulo para treinar jiu-jítsu. "Antes diziam que esse esporte era coisa de mulher-macho, mas agora já aceitam mais", diz ela, que já é faixa roxa. Para Sérgio Batarelli, presidente da Confederação Brasileira de Lutas Vale- Tudo, estabelecer regras claras para todos os campeonatos é um dos caminhos para facilitar o reconhecimento do esporte. "Hoje, só metade de todas as disputas de vale-tudo no Brasil pede apoio da confederação", afirma. Com o tempo, ele espera que o regulamento da entidade seja usado por todos. "O esporte só tem a ganhar com isso." E as plateias só a aumentar.

FONTE: Forum Portal do Vale Tudo

...NOTÍCIAS:

Na noite de 19 de março de 2010, o maior nome do Muay Thai no Brasil, o pioneiro da arte, Mestre Luiz Alves, morreu aos 54 anos de idade. Depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em pleno trânsito, em janeiro no Rio, Luiz Alves foi internado no hospital Santa Terezinha. Há poucos dias o mestre saiu do coma induzido e mostrava melhoras.

A data de 19 de março de 2010 ficará para história da luta, como o dia em que o Brasil se despediu do grande profissional, fundador da equipe Boxe Thai e da Confederação Brasileira de Muay Thai. O MMA Sul deixa aqui sua homenagem ao Grão Mestre e agradece em nome de todos os lutadores, praticantes e apreciadores da luta pela contribuição com o esporte. Muito obrigado!

O MMA

Uma das competições esportivas que mais crescem atualmente é o estilo de luta conhecido por MMA (Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Mistas), famoso no Brasil como Vale-Tudo. Embora a olhos leigos pareça um esporte violento, a cada dia ele se torna mais profissional, com regras bem definidas, lutadores que são verdadeiros ídolos e um público crescente a cada novo evento.

Mas como surgiu o MMA? Os primeiros registros datam do séculoVII a.C., quando os gregos criaram o pankration, uma mistura de boxe com luta livre e que chegou a ser o esporte mais popular dos jogos Olímpicos da Antiguidade. Com a ascensão do Império Romano, o pankration entrou em declínio, dando lugar ao boxe e outros esportes mais difundidos no Império Romano.

O nascimento daquilo que se tornaria o embrião do MMA ocorreu somente no século passado, graças ao brasileiro Carlos Gracie, que aprendeu judô e o transformou de tal forma que criou uma nova modalidade chamada de jiu-jitsu. Para promover o jiu-jitsu, Gracie e seus irmãos criaram o Gracie Challenge, onde desafiavam lutadores de outras modalidades para mostrar como os lutadores de jiu-jitsu poderiam encarar oponentes de qualquer estilo de luta, e vencê-los. Não é à toa que os desafios eram conhecidos como Vale-Tudo.

Desde então, o esporte vem crescendo exponencialmente, seja em popularidade, estrutura ou quantidade de dinheiro envolvido. O primeiro grande evento de Vale-Tudo ocorreu em 1993: o Ultimate Fighting Championship (UFC), realizado nos Estados Unidos batendo recordes de audiência na TV paga. As primeira edições do UFC não tinham muitas regras: os lutadores sequer eram categorizados de acordo com o peso, não havia limite de tempo ou equipamentos de segurança. Era entrar no famoso ringue octogonal (The Octagon) e lutar até que seu oponente fosse nocauteado ou desistisse da luta.

Hoje, com a evolução natural das regras, o MMA tornou-se um esporte praticado em altíssimo nível, com regras rígidas que tem como principal objetivo manter a integridade física dos atletas e garantir para o público um excelente entretenimento. Embora não exista um órgão regulamentador central, as lutas de MMA há muito deixaram de ser um Vale-Tudo, seguindo algumas regras básicas:

-Os lutadores devem usar luvas de dedo aberto, que deverão ser fornecidas pelo evento;
-É obrigatório o uso de coquilha (acessório para proteção genital);
-É obrigatório o uso de protetor bucal;
-É permitido (mas não obrigatório) o uso de: sapatilhas, protetores para os joelhos, protetores para os cotovelos e bandagens para os tornozelos e punhos;
-Os lutadores não podem aplicar na pele produtos como óleo, vaselina etc.

Além disso, algumas regras de combate são estabelecidas. É proibido:

-Atingir a região genital;
-Morder;
-Por dedos nos olhos do oponente;
-Puxar cabelo;
-Atingir nuca (no Pride);
-Dar cotoveladas de cima para baixo;
-Dar qualquer tipo de cotovelada (no Pride);
-Dar cabeçada;
-Agarrar as cordas do ringue;
-Jogar o adversáriopara fora do ringue;
-Chutar o adversário quando ele estiver no chão (UFC);
-Pisar na cabeça do oponente;
-Dar pedaladas quando o adversário estiver com os joelhos no chão;

Os lutadores que deixarem a luta ‘amarrada’, não demonstrando agressividade, são advertidos e a luta é reiniciada. Se os dois lutadores estiverem no solo a ponto de sair do ringue, o juiz deve parar a luta e colocar os dois lutadores na mesma posição no centro do ringue.

A luta é finalizada quando:
-O lutador bate no tatame, indicando que não suporta mais o golpe
-O treinador joga a toalha no ringue
-O lutador desmaia ou o juiz decide que ele não pode mais continuar
-O lutador sangra, e o ferimento não é estancado pelo médico no tempo estabelecido
-O lutador viola as regras listadas acima
-O tempo de luta se esgota

Dada a aparente brutalidade do combate, é normal os lutadores terminarem a luta sangrando, mas por mais incrível que possa parecer, são apenas ferimentos superficiais, bem menos graves do que acontece no boxe, por exemplo, onde é comum lutadores encerrarem a carreira por conta de danos cerebrais, ocasionados por socos dados pelo tipo de luva que não machuca a pele, mas tem efeito devastador nos órgãos internos.

Dois grandes eventos dividiam a atenção dos fãs do MMA: o UFC e o Pride. Com a aquisição do Pride pelo UFC, todos as grandes lutas de MMA ficaram sob a tutela do UFC, sendo que a cada ano é realizado um grande evento reunindo os campeões do UFC e do extinto Pride.

As diferenças que existiam entre os 2 torneios eram pequenas, relativas apenas à duração dos combates e distribuição das categorias por peso, como você pode conferir abaixo:

UFC
Início: 1993
Local: Estados Unidos
Rounds: 5 rounds de cinco minutos (cinturão) ou 3 rounds de cinco minutos
Categorias: Lightweight (até 70,307kg)
Welterweight (até 77,111kg)
Middleweight (até 83,915kg)
Lightheavyweight (até 92,987kg)
Heavyweight (até 120,203kg)

Pride
Início: 1997
Local: Japão
Rounds: 1 round de dez minutos e 2 de cinco minutos
Categorias: Lightweight (até 70kg)
Welterweight (até 83kg)
Middleweight (até 93kg)
Heavyweight (acima de 93kg)


Sendo berço do jiu-jitsu, o Brasil logo se destacou no MMA, sempre trazendo lutadores de alto nível técnico para não só competir, mas também para se tornarem vencedores em qualquer categoria disputada. Entre os nomes a serem destacados estão o de Anderson Silva, Maurício Shogun, Murilo Ninja, Wanderlei Silva e Rodrigo Minotauro.


FONTE: Site PutzGrilo.com

sexta-feira, 26 de março de 2010


...NOTÍCIAS



25/03/2010 - 12h42

Com possível lesão cerebral, Thiago Alves é cortado do UFC 111

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O brasileiro Thiago Alves, que disputaria o UFC 111 no próximo fim de semana em uma das lutas principais do evento, foi cortado de última hora devido a uma suposta lesão cerebral. O cearense de 26 anos foi reprovado nos exames exigidos pela organização, e por isso o combate contra o norte-americano Jon Fitch foi cancelado.

“Isto não faz o menor sentido, porque ele é muito jovem”, declarou o presidente do UFC, Dana White, contestando os resultados do exame. “Mas é algo que deve ser tratado com muita seriedade. Vamos encaminhá-lo a um especialista em breve”, completou.

O brasileiro fez duas ressonâncias magnéticas e uma tomografia, e os médicos acusaram algo inicialmente identificado como uma hemorragia no cérebro, que mais tarde foi considerado como um sinal de nascença. Mesmo assim, os comissários do evento que será realizado em Nova Jersey não se sentiram confortáveis para liberá-lo ao combate.

“Eu estou realmente triste, e nem um pouco preocupado com a minha saúde. Eu sei que estou bem. Só estou desapontado por não poder lutar”, declarou Alves ao Yahoo Sports.

A luta aconteceria na parte do evento dedicada ao pay-per view, em que são reunidos os combates mais esperados. O principal deles será entre o canadense Georges St. Pierre e o britânico Dan Hardy, na disputa do cinturão dos meio médios que atualmente pertence a St. Pierre.

Com o corte de Alves, o combate entre o brasileiro Fabrício Camões e o norte-americano Kurt Pellegrino foi promovido ao card principal. Fitch, por sua vez, quase ficou sem luta, mas arranjou às pressas uma troca que lhe assegurou no UFC da noite de sábado. Ele vai substituir Jake Ellenberger no combate contra Ben Saunders.

Thiago Alves não entra no octagon desde que foi derrotado por Georges St. Pierre na edição histórica do UFC 100, em julho do ano passado, quando teve a chance de levar o cinturão dos meio médios. Caso vencesse Fitch no UFC 111, o brasileiro poderia ter outra oportunidade de sagrar-se campeão.

O seu "quase" adversário mostrou-se desanimado com a notícia: “Espero que tenha sido um erro ou coisa assim. Mas é preciso ter muito cuidado por se tratar do cérebro. Ainda não falei com ele (Alves), mas conversei com o seu técnico e ele disse que também ficou surpreso. É algo para se tratar com a comissão médica”, comentou Fitch, que impôs ao brasileiro a sua primeira derrota no UFC, em 2006. Com o corte, Alves perdeu a oportunidade de fazer a revanche.

SIPALKI-DO - Arte Marcial Coreana



O SIPALKI-DO para muitos ela não é conhecida mas é a Elite das Artes Marciais, a palavra Sipalki-do significa "O Caminho das 18 Técnicas" sendo ela dividia em três fases.
1º Utilisa-se de Chutes, rasteiras, tesouras, socos, saltos com chutes, projeções, torções, defesa pessoal.
2º A luta de um contra vários, sendo 50 % braço e pernas.
3º Utilisa-se de defesa pessoal e luta com Facas, bastões curtos..médios...longos.., baionetes, espadas, nuntchaco, lança, chicote, machado, corrente com faca na ponta... etc.

Assim totalisando as 18 técnicas.
----------------------------------


O SIPALKI é uma arte marcial tradicional e milenar. 4300 anos atrás, duas das principais tribos mongóis viajaram em caminhos
diferentes, uma ao Norte e a outra para o Sul da Ásia.

Uma delas foi uma península, que é hoje conhecido como Coréia e do povo coreano nasceram descendentes de mongóis que introduziram várias artes marciais, com armas e sem armas.

Até o ano 1552 D. C., na Coréia existiam mais de 56 técnicas distintas, com e sem armas. E neste ano, por ordem do imperador da Coréia,
as artes marciais foram resumidas a 18 técnicas, originando-se assim o nome Sipal-ki: SIP = 10, PAL: 8, KI, técnica.
18 técnicas com e sem armas.
Isso foi até o ano de 1908, ano em que os japoneses invadiram a Coréia, mantendo seu domínio até 1945.
Durante estes anos, a prática de artes marciais era proibida pelo Japão.

Em 1950 começa a guerra entre a Coréia do Sul e Coréia do Norte, durando 3 anos e nesse período também não praticaram artes marciais.
Antigamente existiam muitas escolas de Sipal-ki, só que na atualidade as 4 mais importantes são:
Íon-bi-ryu, Ya-sem-ryu, Me-jua-tang-ryu e so-rim-ryu.

Em 1966 o grão-mestre Sôo Nam Yoo (hoje graduado como 10° dan) em uma reunião entre os membros da liga internacional.
Esta reunião era integrada por membros de famílias e alunos do pai mestre Yoo, do Japão, Coréia e da China.

SIPALKI-DO no Brasil - Academia do Instituto Mhe Hua que é Filiada a Federação Sulamericana foi criada em 1984 pelo Mestre Cláudio (em memória) e hoje é dirigida pelo seu irmão Mestre Juarez dos Santos Rodrigues 5º Dan.
Atualmente possui 8 Academias em Foz do Iguaçu - PR, Cascavel - PR, Catanduvas - SC, São Paulo - SP, Porto Alegre - RGS e no exterior em Hernandarias - Paraguay.





A Federação Sul-Americana de Sipalki é dirigida pessoalmente na Argentina e em toda a América do Sul pelo Maestro Joong Hyun Park, 8 º Dan, que é o mais antigo e o principal discípulo de Grão Mestre Soo Nam Yoo 10º Dan, o mais alto ranking mundial de Sipalki no estilo Ion Bi Ryu, o estilo secreto da andorinha.







---
Att. Professor Sandro Gomes - 1º Dan
Federação Sulamericana - Instituto Mhe Hua
SIPALKI-DO.
fonte: www.sipalkidomhehua.com.br

quinta-feira, 25 de março de 2010

...um pouco mais sobre o Taekwondo


História

No ano 50 a.C., a Coreia encontrava-se dividida em três reinos: Koguryo, Baekche e Silla. Com efeito, descobertas arqueológicas pictográficas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real, mostram uma forma de uma Arte Marcial, em um período anterior.

As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte de uma antiga Arte Marcial: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.

O taekwondo é uma mistura de Hwarang-Do (Do significa "caminho", em todas as artes marciais orientais) usado pela elite Hwarang para proteger o reino de Silla, no ano 50 a.C, com Taekkyon, uma antiga arte usada pelos samurang - espécie de samurai coreano. Na arte do Hwarang-Do eram muito usadas as pernas, e um tipo de bastão chamado kwan, além de naginatas, também muito comum na China. No Taekkyon também eram usados muitos golpes com as pernas, e também se treinava com as Haidong - tradicional espada coreana, parecida com a katana japonesa - além de arcos e flechas. Em torno de 60 a.C os membros do reino de Koguryo, satisfeitos com a arte usada para proteger o reino de Silla, decidiram criar uma arte melhor e mais forte - foi aí então que os nobres da elite aprenderam as antigas artes do Hwarang-Do e do Taekkyon, assim fundindo as duas e criando o taekwondo. Alguns dos golpes usados são o "Chute Cavalo", o "Chute Tornado" e o "Enforcamento com as pernas".

Os princípios antigos do Taekwondo eram:

  • Fidelidade ao rei;
  • Lealdade aos amigos;
  • Respeito aos pais;
  • Nunca recuar perante o inimigo;
  • Só matar quando não houver alternativa.

A partir da formação da elite do taekwondo, Silla conseguiu unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do taekwondo.

A partir daí, a elite viaja pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o taekwondo por todo o reino durante a dinastia Silla , que se estende de 668 até 935. Durante esta época, o taekwondo se torna popular como uma atividade de recreação ou um exercício de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koguryo (935 - 1392) esse foco começa a mudar. Nessa época o taekwondo passa a ser conhecido como subak, e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.

No período de ocupação japonesa, a prática do taekwondo foi proibida. Nesta mesma época, muitos coreanos imigraram para o Japão em busca de melhores condições de vida, sendo que alguns destes aprenderam as artes marciais japonesas, como o caratê (Tang Soo Do, em coreano).

Origem do nome

Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Via dos pés e das mãos". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:

  • "TAE" (태, hanja 跆) significa saltar, voar ou esmagar com o pé;
  • "KWON" (권, hanja 拳) significa bater ou destruir com a mão e por fim;
  • "DO" (도, hanja 道) significa caminho, meio, via, método, ou seja, a própria arte em si.

Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.


Taekwondo do Brasil

No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres Sang Min Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária.


O Juramento do Taekwondo é: Eu prometo:

  • observar as regras do Tae-kwon-Do
  • Respeitar meus instrutores e superiores
  • nunca fazer mal uso do Tae-kwon-do
  • construir um mundo mais pacífico
  • Ser campeão da liberdade e da justiça

Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do Taekwondo:

  • Cortesia
  • Integridade
  • Perseverança
  • Dominio sobre si mesmo
  • Espírito Indomável

Faz parte das artes marciais coreana

Estilos

Chun Do Kwan Primeiro estilo criado de tae kwon do, conhecido como escola da onda azul, fundado por Wan Kuk Lee

ITF Primeiro Taekwon-do criado este Taekwon-do é o Original criado pelo General Choi Hong Hi

WTF Estilo Olímpico e modalidade mais difundida do TKD

Moo Duk Kwan Grão Mestre Jung Roul Kim. chegou ao Brasil em 1970 em Salvador-BA, onde junto com seu amigo Grão Mestre Jung Do Lim permaneceu por um ano. Em seguida foi para Aracaju - SE e ficou dois anos. Em 1973 chegou ao Rio de Janeiro.

Taekwondo Songahm,Criado pelo Grão Mestre Haeng Ung Lee.

Graus de aperfeiçoamento

A caminhada do praticante de TaeKwonDo é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans.

Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.

Cada Dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.

Ti, a Faixa que o praticante de TKD amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.


FAIXAS

Faixa Kup/Dan Imagem
Branca 10º kups
Branca ponta amarela 9º kups
Amarela 8º kups
Amarela ponta verde 7º kups
Verde 6º kups
Verde ponta azul 5º kups
Azul 4º kups
Azul ponta vermelha 3º kups
Vermelha 2º kups
Vermelha ponta preta 1º kups
Preta 1º ao 10º Dan

No estilo Moo Duk Kwan a sequência de faixa é:

  • Branca (10º Gub)
  • Amarela (9º Gub)- no estilo Moo Duk Kwan a graduação 9° Gub foi extinta, sendo que o praticante passa diretamente do 10° Gub para o 8° Gub, podendo utilizar uma faixa de cor amarela ou uma faixa de cor ouro
  • Ouro (8º Gub)
  • Laranja (7º Gub)
  • Verde (6º Gub)
  • Verde Escura (5º Gub)
  • Azul (4º Gub)
  • Azul Escura (3º Gub)
  • Vermelha (2º Gub)
  • Vermelha Escura (1º Gub)
  • Vermelha mesclada com Preta (1º Poom)- apenas para praticantes com menos de 16 anos
  • Preta (1º ao 10º Dan)

  • Branca (10º Gub)
  • Amarela (8º Gub)
  • Laranja (7º Gub)
  • Verde (6º Gub)
  • Cinza (5º Gub)
  • Azul (4º Gub)
  • Roxa (3º Gub)
  • Vermelha Clara (2º Gub)
  • Vermelha Escura (1º Gub)
  • Preta (1º ao 10º Dan)

Algumas academias têm ainda o costume de substituir as faixas de ponta por outras cores, tais como cinza, laranja, roxa e castanho.

A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan, que só é concedido ao presidente da Kukkiwon.

No estilo Songahm a sequência de faixa é quase igual ao do WTF a diferença está em algumas faixas. A sequência seguida é:

  • Branca
  • Laranja
  • Amarela
  • Camuflada
  • Verde
  • Roxa
  • Azul (Recomendado/Decidido)
  • Marrom (Recomendado/Decidido)
  • Vermelha (Recomendado/Decidido)
  • Vermelha e preta (1º Parcial, 2º Parcial, 3º Parcial)
  • Preta (1º Dan - Decidido a 9º Dan)

E tambem há:

  • Branca
  • Branca ponta amarela
  • Amarela
  • Amarela ponta verde
  • Verde
  • Verde ponta azul
  • Azul
  • Azul ponta vermelha
  • Vermelha
  • Vermelha ponta preta
  • Preta (1º ao 10º DAN)

Obs.: DAN = GRAU

Lutas

No estilo Kukkiwon, ocorrem em 3 rounds de 3 minutos para os faixa-preta e normalmente 2 - 3 rounds de 2 minutos para os coloridas, sendo que somente é permitido o chute na cabeça para faixa-preta.

No Taekwon-Do ITF o chute e soco na cabeça é permitido pelos lutadores e a luta ocorre em dois Rounds e em caso de empate tem um terceiro Round onde é decidido quem faz o ponto primeiro.


FONTE: Site Giro do Esporte

terça-feira, 23 de março de 2010


Mulheres se rendem ao Taekwondo

Arte marcial coreana alia defesa pessoal a técnicas de biomecânica e velocidade
Nanci Dainezi
Quando uma mulher procura por um esporte para treinar, ela quer primeiramente uma atividade que não seja enfadonha, que queime gorduras e que defina seu corpo. Se além desses benefícios, ela encontrar algo a mais, que a faça extravasar, que fortaleça sua autoestima, que a torne menos ansiosa e mais equilibrada, ponto positivo para esse esporte. É isso que explica Ricardo Plentz, mestre de Taekwondo e proprietário da academia ATA (American Taekwondo Association) Alphaville. Em sua academia, 50% dos alunos são mulheres, e essa grande procura se deve principalmente a um maior conhecimento dos benefícios do esporte, que vão além da luta e da defesa pessoal. "Atualmente as mulheres exercem inúmeras tarefas diariamente. Administram a casa, são o suporte dos maridos e dos filhos, muitas são profissionais liberais e às vezes nem lhes sobra tempo para si mesmas. Nas aulas de Taekwondo, elas conseguem extravasar o estresse acumulado porque gritam, chutam, superam seus limites e saem renovadas, prontas para cuidar de todos os afazeres", diz Ricardo.O mestre conta que é comum a mulher reagir de modo negativo quando convidada a fazer uma aula, porque acha que se machucará, ou não conseguirá lutar, ou mesmo quebrar tábuas, mas quando entende que a própria indumentária a protege dos golpes, e que há toda uma filosofia de paz e respeito por trás dos movimentos, já quebra seu próprio preconceito e começa a praticar. Com o passar do tempo, de acordo com Ricardo, conforme consegue superar a si mesma, realizando os movimentos, se concentrando e percebendo modificações no seu corpo e mente, sua reação em geral é se apaixonar pelo esporte. Já quem procura apenas para defesa pessoal pelo aprendizado de golpes, aprende que Taekwondo também oferece sua filosofia antiga, tradicional, onde as leis espirituais são bastante fortes. "Cuidamos primeiramente da parte interior, que é autoestima, autoconfiança, depois trabalhamos a parte física. Como o Taekwondo alia defesa pessoal com técnicas de biomecânica avançada e velocidade, num treinamento avançado, a mulher consegue queimar 1000 calorias por aula. De forma agradável e motivante, ela consegue realizar, por exemplo, cerca de 500 abdominais", revela.Há também a mulher que adere ao esporte, porque pode praticar com seu marido e filhos. Não há limite de idade, por isso o Taekwondo pode ser aprendido até por crianças e idosos. Na ATA, o aluno mais novo tem 3 anos e o mais idoso, 64.A esposa de Ricardo, Débora Plentz, começou o esporte por influência do marido. Ela conta que no início não se imaginava lutando, nem treinando a arte marcial, mas que aos poucos começou a sentir um interesse cada vez maior. "Demorei quatro anos até decidir entrar nos treinos. E logo no início, não conseguia nem lutar, nem dar um Kiap (grito). Acredito que seja porque as mulheres em geral são criadas para atividades mais protetoras, e não para as lutas. Quando consegui canalizar minha energia e me focar no que eu estava fazendo no momento presente, isso me deu um equilíbrio e resultado interno fantástico", diz. Hoje, treinando há apenas dois anos e meio, Débora já conseguiu ser quatro vezes campeã brasileira, quatro vezes campeã estadual e mais recentemente, em setembro, conseguiu o título de campeã panamericana. O próximo passo da lutadora é competir no Campeonato Mundial, que acontecerá em junho de 2010, nos Estados Unidos.



Fonte: Folha de Alphaville


TAEKWON-DO


Traduzindo literalmente do coreano, Taekwon-do significa:

TAE: Saltar, voar, chutar ou quebrar com o pé.

KWON: Socar ou destruir com os punhos.

DO: Arte, caminho, método (segundo a filosofia oriental, "o caminho construído pelos santos e sábios")
Conceitualmente, Taekwon-do é a técnica de combate sem armas, para defesa pessoal, envolvendo a habilidade do emprego de pés, mãos e punhos.Taekwon-do é:
-Espírito de aperfeiçoamento-Defesa pessoal-Destreza física-Arte
Não impondo barreiras de idade ou sexo para a sua prática, o Taekwon-do oferece uma série de benefícios à saúde mental e física, uma vez que atua como um todo nos sistemas cárdio-pulmonar e locomotor do indivíduo, desenvolvendo coordenação, equilíbrio, força muscular, etc.
A repetição dos movimentos desenvolve a paciência, e o poder que o aluno adquire lhe dá autoconfiança.
A luta ensina humildade, coragem, estado de alerta e autocontrole.
Os exercícios fundamentais proporcionam precisão e conhecimento do método, princípio e propósito.
Os tuls (formas) desenvolvem harmonia e beleza nos movimentos.
O Taekwon-Do contribui no processo de amadurecimento do praticante estimulando a sensibilidade e percepção.
Através do convívio com pessoas sadias, o Taekwon-do pretende colaborar no processo de formação do indivíduo para sua participação ativa na sociedade.
Origem e história do TAEKWON-DO >>Apesar de recentemente introduzido no Ocidente, o Taekwon-do (pronuncia-se têcuondô) possui raízes muito antigas, embora tenha sido institucionalizado com este nome apenas no ano de 1955.
Em 670 d.c. a Coréia era dividida em três reinos: Kogoryo, Baek Je e Silla, este o menor deles, que era constantemente invadido e saqueado pelos seus dois vizinhos.
Para defender Silla, foi criado um grupo de guerreiros, formado por jovens oficiais militares e aristocratas, que além de treinados em diversas formas de luta e manejo de armas (lança, arco e flecha, bastão,...) tinham severa disciplina física e mental. Este grupo transformou-se em um temido e respeitado corpo de guerreiros de elite chamado HWA-RANG (semelhante aos samurais do Japão).
O Hwa-Rang tinha o seguinte código de honra:1- Ser leal ao rei.2- Ser obediente aos pais.3- Honrar os amigos.4- Nunca se retirar de uma batalha.5- Matar com justiça.
Evidências históricas comprovam que essas lutas se assemelhavam ao Taek Kyon, que foi o aprimoramento de várias lutas, dentre elas o Soo Bak Gi.
Com certeza essa é a origem do desenvolvimento das artes marciais na Coréia, porém com o passar do tempo, as dinastias que se seguiram passaram a adotar uma postura antimilitar, o que veio a marcar o início de um período de cultura civil que quase culminou com o fim das artes marciais da Península Coreana.
No ano de 1909 o quadro se agravou mais ainda com a ocupação japonesa que proibia a prática do Taek Kyon e outras artes marciais coreanas, que passaram a ser praticadas secretamente.
Após a libertação da Coréia em 1945, (rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial) com a formação da nova República Coreana e a reorganização de suas Forças Armadas (1946), um jovem segundo-tenente chamado CHOI GONG HI, recentemente solto de um campo de prisão japonês, começou a ensinar artes marciais para alguns de seus soldados.
Os anos de pesquisa e desenvolvimento do então General CHOI HONG HI, resultaram no estilo CHANG HUN (seu pseudônimo). Apesar de baseado principalmente nas técnicas de SOO BAK GI, TAEK KYON E KARATÊ, muitas técnicas foram adicionadas e aperfeiçoadas.
Em 1955 (durante a Guerra da Coréia), uma junta de instrutores e historiadores e outras personalidades proeminentes liderados pelo General CHOI, escolheu como TAEKWON-DO (TAE: ação dos pés; KWON: ação das mãos e punhos; DO: caminho -filosoficamente) o nome da nova arte marcial coreana, por significar adequadamente o que representa e também por lembrar o antigo TAEK KYON, reanimando, assim, o senso de patriotismo coreano.
A combinação das técnicas tradicionais e novas modificações resultaram em uma forma de autodefesa e condicionamento físico-mental incomparável no mundo moderno.
Finalmente, em 22 de março de 1966 foi fundada a International Taekwon-do Federation (I.T.F.), formada inicialmente com a associação de nove países:Vietnã, Malásia, Singapura, Alemanha Ocidental, Estados Unidos, Turquia, Egito, Itália e Coréia do Sul e com sede na Coréia. A partir daí, seu presidente, o próprio General CHOI HONG HI, começa a organizar e formar turmas de instrutores internacionais espelhando-os pelo mundo com o intuito de divulgar o TAEKWON-DO.
Como uma organização Internacional de esporte puramente amador, a I.T.F tem por objetivo contribuir para a paz e justiça no mundo.
Vendo que era impossível desenvolver o nobre ideal do Taekwon-do sob o regime de então da Coréia do Sul, que tentava reduzir o Taekwon-do a instrumento político, o General CHOI HONG HI mudou a sede da I.T.F de Seul para Toronto (Canadá) em 1972, e novamente a mudou, em 1985, para Viena (Áustria), a fim de ter um centro de atividades mais proveitoso.
O General CHOI HONG HI foi o responsável pela unificação técnica dos estilos de "Karate Coreano" (Song Moo Kwan, Chung Do Kwan, Moo Do Kwanm Ji Do Kwan...), Karatê Japonês, Taek Kyon e Soo Bak Gi, criando o Taekwon-do, além de elaborar os vinte e quatro tuls e ser o mentor intelectual da parte filosófica.
Fonte: Taekwondo ITF site oficial

segunda-feira, 22 de março de 2010


HAPKIDO



História e Filosofia

Hapkido é uma eclética arte marcial coreana, desenvolvida nos anos 30 por Choi Yong Sul com base nas tradicionais artes marciais coreanas e no aikijutsu japonês.
Durante a ocupação japonesa da Coreia no início de 1900, Choi foi obrigado a trabalhar no Japão como empregado da casa de Takeda Sokaku, o patriarca e mestre de aikijutsu. No mesmo período, o fundador do aikido, Ueshiba Morihei, também estudou com Takeda.
As técnias de hapkido de Choi combinam golpes e chutes com técnicas de luta corpo-a-corpo, como derrubar o oponente. Seu discípulo, Ji Han Jae, também incorporou muitas técnicas coreanas tradicionais do taekyon e do hwarangdo, e ambos fazem parte da base do tae kwon do. O sistema de Ji, mais tarde, foi oficialmente denomiando hapkido por volta de 1960.
Existem três princípios básicos no hapkido: hwa (não-resistência), won (movimento circular) e yu (o princípio da água). Hwa se refere a estar relaxado e usar a força do oponente contra ele. Won é o conceito de ganhar força e energia em um movimento circular; e yu desenvolve a força e a energia a partir do fluxo e refluxo da água.
Treinamento de Hapkido
O treinamento de hapkido é vigoroso e exigente. Uma típica sessão de treinamento inclui prática técnica, exercícios no chão, prática solitária, pugilato e exercícios para desenvolver a energia interna. Isso inclui golpes suaves ou fortes, e técnicas de imobilização derivadas do aikijutsu. O treinamento acontece em um “dojang“.
O hapkido se tornou uma das artes marciais mais populares do mundo. Normalmente, é praticada por forças policiais ou militares como parte de seu treinamento de auto-defesa, e os estudantes de tae kwon freqüentemente aprendem hapkido para complementar seu currículo. Os instrutores de tae kwon normalmente são graduados também em hapkido.


FONTE: Discovery Channel


sábado, 20 de março de 2010


O Hapkido, pode ser praticado em qualquer idade.
HISTÓRIA DO HAPKIDO
O Hapkido é uma arte marcial relativamente nova, mas com antigas raízes. É composta de técnicas suaves e duras, utilizando movimentos circulares, pontapés, socos, quedas, técnicas de desequilibrar o oponente, arremessar e redireccionar a energia em vantagem do praticante. Traçar a história do Hapkido não é uma tarefa fácil, pois há influências de Mestres e praticantes que tentam favorecer determinados estilos e ginásios, portanto tentamos mostrar a trajectória do Hapkido da forma mais imparcial possível.
O Grande Mestre Choi Young Sul, nasceu no ano 1904 em Chung Buk, uma província Coreana, e se tornou órfão muito jovem. Foi levado para o Japão por um homem que ganhava a vida a fazer doces, que o abandonou mais tarde. Choi transformou-se numa criança de rua que mendigava para sobreviver e frequentemente se envolvia em brigas com outras crianças. Então, aos sete anos de idade foi adoptado. Conta-se que Choi não foi adoptado como filho mas sim como servo, na verdade não havendo comprovativos sobre esses factos. Constam dois nomes nos registos do Mestre Choi.
O primeiro, YOSHIDA ASAO dado pela pessoa que o levou para o Japão. Posteriormente, foi registado como YOSHIDA TATUJUTU por SOKAKU TAKEDA (1860 - 1943), o 32º patriarca do Dayto – Ryu Aikijujutsu (clã japonês de Samurais). YOSHIDA (GM Choi) foi aluno de TAKEDA cerca de 30 anos, tendo como colega de treino Mestre MORIHEI UESHIBA, fundador do Aikido, daí a semelhança entre o Aikido e o Hapkido. Ao terminar a II Grande Guerra e após o fim da ocupação da Coreia pelos japoneses, Yoshida (GM Choi) retornou à Coreia, no Inverno de 1945, logo depois da morte de Sokaku Takeda, onde voltou a usar novamente o nome de CHOI YOUNG SOOL. No caminho de volta para casa em Chung – Buk, GM Choi perdeu a sua mala que continha algum dinheiro e os certificados que tinha recebido do Mestre Takeda.
Novamente sem dinheiro, GM Choi foi forçado a ganhar a vida nas ruas, mas agora tinha uma família para sustentar. Após um ano vendendo bolos de arroz, ele conseguiu dinheiro suficiente para comprar alguns porcos, os quais alimentava com restos de grãos adquiridos de uma cervejaria, a Suh Brewery Company. Num belo dia durante uma das visitas matinais à cervejaria, um grupo de homens tentou roubar o seu lugar na fila de distribuição de grãos. Quando esses homens o tentaram agredir, ele tomou uma postura de defesa muito estranha. Quem o rodeava ficou sem coragem para reagir, não tendo havido então qualquer briga. Grande Mestre SUH BOK SUP, proprietário da cervejaria, testemunhou o acontecimento e mandou seu servo chamar GM Choi ao seu escritório. GM Suh era cinturão negro de Judo e ficou muito surpreso com o que acabava de assistir, perguntando a GM Choi que estilo treinava. GM Choi respondeu que tinha treinado no Japão e que a arte se chamava YAMARA. GM Suh pediu-lhe então que lhe ensinasse essa estranha arte marcial que tinha presenciado. A primeira reacção de GM Choi foi recusar o ensino. Mas depois com o receio de perder a sua cota de grão, e GM Suh oferecendo-lhe também grãos e dinheiro, acabou por aceitar o convite. Assim, passou a treinar no seu Dojang (Ginásio) privado nos escritórios da cervejaria e ensinando outros alunos.
GM Choi de início chamou sua arte de YAWARA (pronuncia coreana para Jiu Jitsu) e começou a alterar a arte que tinha aprendido com o Mestre Takeda, adicionando técnicas de pontapés baixos e armas. Durante a sua vida alterou o nome da sua arte várias vezes. Entre outros nomes ele usou: YU SUL (Arte Suave), YU KWON SUL (Arte das mãos suaves). Mais tarde seu 1º aluno GM SUH BOK SUP alterou o nome para HAPKIYUKWONSUL e depois para HAPKIYUSUL. Assim GM Suh e GM Choi continuaram a treinar juntos e a fazerem demonstrações pela Coreia durante vários anos. Em 1951, GM Suh e GM Choi abriram um ginásio fora da cervejaria ao qual deram o nome de “Yu Kwon Sul Hap Ki Dojang”. Um dos estudantes graduados de Choi, Grande Mestre JI HAN JAE, alterou o sistema aprendido com o seu Mestre, colocando pontapés a nível médio, alto e com salto, dando-lhe o nome de HAPKIDO. Entretanto, o próprio GM Ji Han Jae passou o nome de HAPKIDO a seu GM Choi Young Sul ( 1904 – 1986 ) por respeito a ele. GM Ji Han Jae foi o maior divulgador do Hapkido, principalmente no ocidente, quando levou o Hapkido para o cinema e ao actuar com o lendário BRUCE LEE no filme Jogo da Morte .
Certamente, o Hapkido não seria o que é hoje sem ele. GM JI Han Jae, nasceu em Andong, Coreia do Sul, em 1936. Aos três anos de idade, sua família fugiu da Coreia, que tinha sido ocupada pelo Japão, e foram para a China. Em 1949, após a guerra, a família de GM Ji retornou à Coreia. Aos 13 anos, GM Ji mudou-se de An Dong para Taeguk para estudar, e aí começa a treinar a tempo inteiro com GM Choi. O nome que naquela altura GM Choi dava ao seu estilo era “Yu Kwon Sul”. GM Ji han Jae continua com GM Choi até 1956, ano em que termina seus estudos e regressa a An Dong, sua terra natal, tinha nessa altura 18 anos. Foi quando começou a treinar sob a orientação de um monge de nome Lee Do Sa, que lhe ensinou técnicas de armas, Tae kyon (arte marcial coreana que dava grande importância aos pontapés), Jang bong (bastão longo), Dang bong ( bastão curto) e meditação.
Uma Monja ensinou-lhe durante cinco anos técnicas mentais. Em 1957, GM Ji decide tentar a sorte, e muda-se para Seul (capital da Coreia do Sul), onde abre seu primeiro Dojang (ginásio). Em 1962 a esposa do presidente da Coreia (General Park) foi assassinada, e o presidente temendo pela vida reforça a sua segurança. O ginásio de GM Ji era muito conhecido pelas técnicas letais que ensinava. GM Ji é requerido para uma demonstração pelo concelho superior militar, e imediatamente contratado pelo governo coreano, sendo instituído instrutor chefe da guarda pessoal do Presidente da Coreia (General Park Chung Hee), ficando a seu cargo o treino dos 300 guarda -costas que compunham a sua guarda. Em 1963 GM Ji Han Jae e GM Choi Young Sool, formaram a “Korea Kido Association”, a mais antiga e prestigiada Associação de Artes Marciais Coreanas, reconhecida pelo governo. Conta com mais de 1200 escolas filiadas e é presidida actualmente pelo Grande Mestre IN SUN SEO, que foi também aluno do GM Choi. A Kido não é uma Associação específica de Hapkido. Estão filiadas a ela 33 artes marciais coreanas diferentes, incluindo o HOSHINKIDO.
O Hapkido treinado e filiado na Kido é o mesmo das escolas tradicionais. Na época em que foi criado o Hapkido descobriram num livro japonês que os caracteres que escreviam o Hapkido eram os mesmos para o Aikido, Arte Marcial japonesa semelhante ao Hapkido e poderiam criar confusão. Mas a tentativa de mudar o nome de Hapkido para Kido não teve êxito e o nome de Kido prevaleceu apenas como nome da Federação e não como um novo nome para o Hapkido. O significado de “Hapkido” pode-se traduzir à palavra da seguinte forma: HAP = Harmonia; KI= Energia interior; DO = Caminho Espiritual.
O Hapkido é uma Arte Marcial de defesa pessoal coreana, surgindo da junção de Artes Marciais Japonesas e Coreanas. Daí se explica a sua variedade de pontapés baixos à altura da canela até pontapés aéreos, projecções, luxações, varrimentos, imobilizações e luta no solo. O Hapkido possui também inúmeras armas, variando desde bastões diversos até espadas como a Katana japonesa. Uma arma muito utilizada é a bengala. Na actualidade existem muitas organizações de Hapkido. Com o afastamento gradual do GM Choi do comando do Hapkido e sua posterior morte, seus principais alunos começaram a desenvolver estilos próprios, mas tendo como base os ensinamentos do GM Choi e enfatizando determinados princípios e conceitos pessoais. O estilo praticado pelo autor deste texto Mestre Filipe Silva, é o HOSHINKIDO HAPKIDO, foi fundado pelo Grande Mestre Serge Baubil. È um estilo directo, real e prático, preservando todos os aspectos da cultura tradicional coreana.
Fonte: Site da Academia Tigre Branco

quinta-feira, 18 de março de 2010


TRADIÇÕES

Khuen Kru - Ritual de aceitação entre professor e aluno.
Krop Kru - Cerimônia que ocorre na
Tailândia quando um aluno torna-se professor.
Wai Kru - Ritual de respeito ao professor (Wai=respeito / Kru=professor)
Ram Muay - Ritual que mantem os espíritos do mal à distância, usado sempre antes das lutas com finalidade de que nada de mal aconteça para o lutador e o seu mestre.
Mongkon - Objeto que é colocado e retirado pelo professor na cabeça do lutador, para dar sorte.
Prajied - Objeto em tecido trançado que vai aos braços do lutador que simboliza a graduação. Dentro do prajied vai um pequeno buda para dar sorte. O nome disso é kruang, que no
Brasil é usado erroneamente para se referir a prajied.
TÉCNICAS
As técnicas básicas do Muay Thai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. São usadas também técnicas de clinch e arremesso. O Muay Thai é uma arte de combate de contato, onde a troca de golpes dos lutadores é constante. Os tailandeses eram considerados os melhores em sua arte marcial e frequentemente viajam a diversos países ocidentais para lutar. Mas hoje em dia a grande potência no Muay Thai e o desporto mais parecido com Muay Thai, o kickboxing é a Europa com ênfase a Holanda que lançou Ramon Dekkers e outros grandes lutadores.
GOLPES BÁSICOS
Socos(Matrong e Manu)
Chutes (The)
Joelhadas (Kao)
Cotoveladas (Soh)
Defesas (Pongkan)
Clinch (Plam)
TÉCNICAS DE CHUTE
Chute alto
Os chutes circulares e os chutes frontais são os dois chutes mais comuns no Muay Thai. O chute circular do Muay Thai foi assimilado por diversas outras
artes marciais como por exemplo o Kickboxing. O chute circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os lutadores de Muay Thai são treinados para bater sempre com a canela. A canela é a parte mais forte da perna do lutador. O pé contem muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões. Um lutador pode acabar se ferindo usando somente o pé como área de impacto. Os lutadores de Muay Thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, para melhor resistencia e força na hora da luta, os lutadores praticam suas caneladas em superfícies duras, como alguns tailandeses.
TÉCNICAS COM JOELHO
No Muay Thai são usadas diversos tipos de joelhadas, joelhadas "frontais", joelhadas "laterais", joelhadas voadoras, joelhadas na coxa, joelhadas em clinch, etc.
TÉCNICAS COM COTOVELO
O cotovelo pode ser usado em sete maneiras: horizontal, diagonal-para cima, diagonal-para baixo, ascendentes, descendente, para trás-girando e no ar.
Do lado pode ser usado como um movimento do revestimento ou como uma maneira de cortar o rosto do seu oponente de modo que o sangue possa obstruir sua visão. Essa é a maneira mais comum de se usar o cotovelo. Os cotovelos diagonais são mais rápidos do que os outros, mas são menos poderosos. As cotoveladas ascendentes e no ar são as mais poderosas, mas são mais lentos e mais fáceis de evitar ou obstruir. O cotovelo descendente é usado geralmente quando o oponente abaixa-se.
Há também uma diferença distinta entre uma cotovelada única e uma cotovelada em sequência. A cotovelada única é um movimento de cotovelo independente de todos os outros movimentos, visto que uma cotovelada em sequência é a segunda batida do mesmo braço, sendo um gancho primeiramente com uma continuação do cotovelo. Tais cotoveladas, e a maioria das outras cotoveladas, são usados quando a distância entre lutadores se torna demasiado pequena e há pouco espaço para jogar um gancho na cabeça dos oponentes.
TÉCNICAS DEFENSIVAS
A defesa é uma coisa muito importante no Muay Thai e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um "escudo" para obstruir as técnicas do oponente. Obstruir é um elemento importante no Muay Thai e combina-se com o nível de condicionamento do praticante. Os chutes circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídas geralmente com o antebraço, ou se possível com a canela. Os chutes circulares médios podem também ser segurados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo, ou jogar o oponente a distância.
O CLINCH
O clinch é aplicado prendendo-se o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo, eles não são separados e a luta continua com troca de joelhadas e cotoveladas. Geralmente em clinch também são usadas diversas técnicas de arremessar o oponente ao chão.