sexta-feira, 26 de março de 2010

SIPALKI-DO - Arte Marcial Coreana



O SIPALKI-DO para muitos ela não é conhecida mas é a Elite das Artes Marciais, a palavra Sipalki-do significa "O Caminho das 18 Técnicas" sendo ela dividia em três fases.
1º Utilisa-se de Chutes, rasteiras, tesouras, socos, saltos com chutes, projeções, torções, defesa pessoal.
2º A luta de um contra vários, sendo 50 % braço e pernas.
3º Utilisa-se de defesa pessoal e luta com Facas, bastões curtos..médios...longos.., baionetes, espadas, nuntchaco, lança, chicote, machado, corrente com faca na ponta... etc.

Assim totalisando as 18 técnicas.
----------------------------------


O SIPALKI é uma arte marcial tradicional e milenar. 4300 anos atrás, duas das principais tribos mongóis viajaram em caminhos
diferentes, uma ao Norte e a outra para o Sul da Ásia.

Uma delas foi uma península, que é hoje conhecido como Coréia e do povo coreano nasceram descendentes de mongóis que introduziram várias artes marciais, com armas e sem armas.

Até o ano 1552 D. C., na Coréia existiam mais de 56 técnicas distintas, com e sem armas. E neste ano, por ordem do imperador da Coréia,
as artes marciais foram resumidas a 18 técnicas, originando-se assim o nome Sipal-ki: SIP = 10, PAL: 8, KI, técnica.
18 técnicas com e sem armas.
Isso foi até o ano de 1908, ano em que os japoneses invadiram a Coréia, mantendo seu domínio até 1945.
Durante estes anos, a prática de artes marciais era proibida pelo Japão.

Em 1950 começa a guerra entre a Coréia do Sul e Coréia do Norte, durando 3 anos e nesse período também não praticaram artes marciais.
Antigamente existiam muitas escolas de Sipal-ki, só que na atualidade as 4 mais importantes são:
Íon-bi-ryu, Ya-sem-ryu, Me-jua-tang-ryu e so-rim-ryu.

Em 1966 o grão-mestre Sôo Nam Yoo (hoje graduado como 10° dan) em uma reunião entre os membros da liga internacional.
Esta reunião era integrada por membros de famílias e alunos do pai mestre Yoo, do Japão, Coréia e da China.

SIPALKI-DO no Brasil - Academia do Instituto Mhe Hua que é Filiada a Federação Sulamericana foi criada em 1984 pelo Mestre Cláudio (em memória) e hoje é dirigida pelo seu irmão Mestre Juarez dos Santos Rodrigues 5º Dan.
Atualmente possui 8 Academias em Foz do Iguaçu - PR, Cascavel - PR, Catanduvas - SC, São Paulo - SP, Porto Alegre - RGS e no exterior em Hernandarias - Paraguay.





A Federação Sul-Americana de Sipalki é dirigida pessoalmente na Argentina e em toda a América do Sul pelo Maestro Joong Hyun Park, 8 º Dan, que é o mais antigo e o principal discípulo de Grão Mestre Soo Nam Yoo 10º Dan, o mais alto ranking mundial de Sipalki no estilo Ion Bi Ryu, o estilo secreto da andorinha.







---
Att. Professor Sandro Gomes - 1º Dan
Federação Sulamericana - Instituto Mhe Hua
SIPALKI-DO.
fonte: www.sipalkidomhehua.com.br

17 comentários:

  1. Muito boa a sua participação no Blog!!!
    Parabéns professor Sandro pela definição esclarecedora sobre o Sipalki.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos pratico sipalki estilo mudokuan em Rio grande RS,e o que mais gosto no sipalki é a diciplina marcial,forte abraço !

    ResponderExcluir
  3. Eu adoraria praticar,mas aqui em Manaus-Amazonas é difícil encontrar...Além do mas, sou praticante de boxe ,Taekwondo e Aikido

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olha sou adimirador dessa bela arte, desde que morava em Santa Terezinha de Itaipu -PR , a onde assistia as aulas do mestre Erico, Hoje moro em Paranaguá-Pr, pena que em Paranaguá não tem .

    ResponderExcluir
  6. admiro muito esta arte marcial. tambem pratico um pouco quando posso. aqui no rio grande do sul tem na cidade de gravatai
    pena que aqui é muito raro quem conhece essa arte. ¨" a técnica secreta das andorinhas"

    ResponderExcluir
  7. Talia Batista dos Santos Schultz7 de janeiro de 2013 às 09:13

    Saudades de mais da academia, espero voltar pra foz para ao menos fazer alguma visita e relembras as boas liçoes que aprendi, pena que na cidade onde moro não há professores que esnsinem a melhor arte marcial que existe. mando abraços para o mestre juarez e o professos Zé de Foz do Iguaçu do bairro cidade nova.

    ResponderExcluir
  8. Tem academia de treinamento de SIPALKI-DO em campinas-SP ???

    ResponderExcluir
  9. olha faz pouco tempo que estou fazendo essa arte marcial e vou te falar to adorando muito. eu sempre quiz fazer luta mad tava indeciso ate que conheci o sipalki. e muito bom essa luta. abracos a todos.

    ResponderExcluir
  10. qual o endereço do sipalki em porto alegre?mande me informações or favor michelroot@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. a tradução de sipalkido não confere uma vez que yol = a dez em coreano e yodol = oito em coreano , sem falar que as escolas de usam a palavra japonesa RYU ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola soy practicante de sipalki do desde hace un buen par de años ... El Gran Maestro YOO NAM CHOO nació en Corea y llegó a América de adulto específicamente a Buenos Aires donde esta radicado desde hace más de 40 años no creo que no conozca su idioma nativo ...En Brasil existen muchas palabras nativas que son autóctonas y no por ello dejan de hablar Portugués

      Excluir
  12. E ai gurizada do sipalki sempre lembro de um bom contra ataque com sudo no pescoço, ho sin sul, il su derion e todo treinamento que faziamos era tudo de bom, fiz seis anos e nao queria ter parado...abraço a todos...Wagner Saraiva

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe me informar se existe academia de Sipalki em Belo Horizonte?

    ResponderExcluir
  14. Gostei de saber um pouco do Sipalki do. Me situo em Joinville-SC e a um tempo atras cheguei a criar um estilo de luta própria, denominado de Estilo Crawl, onde consiste técnicas de rastejamento no chao, luta no chão,cotoveladas no chão,e torções de pernas derrubando adversários no solo já imobilizando-os. Atualmente nao treino esse meu estilo, pois somente busco artes marciais de defesa em pe.

    ResponderExcluir
  15. Eu fiz essa arte alguns anos atrás , gostaria d voltar a treinar,porém agora esflrou em uma cadeira de rodas , posso fazer

    ResponderExcluir
  16. Alguém pode me responder,51991241103,se possível, por gentileza alguém me retorne

    ResponderExcluir